Chico Buarque lança seu quinto romance; ouça trechos
O cantor, compositor e escritor Chico Buarque divulgou mais um trecho do livro “O Irmão Alemão”, que será lançado nesta quinta-feira pela Companhia de Letras.
Quinto romance do autor, que completou 70 anos em junho, é a sua primeira obra literária depois de “Leite Derramado” (2009), que levou o Prêmio Jabuti em 2010.
- Casa de Cultura do Parque tem finais de semana recheados de música, literatura, oficinas e muito +
- Teatro Paulo Machado de Carvalho recebe musical Palavra de Mulher, com Lucinha Lins, Tânia Alves e Virgínia Rosa
- Fins de semana de abril estão carregados com shows de peso no Sesc Santo André
- Festival Verão Sem Censura celebra a democracia com 45 atividades
“Fazenda Modelo” é o primeiro livro, de 1979. “Estorvo” (1991), “Benjamin” (1995) e “Budapeste” (2003) também estão na sua produção literária, os dois últimos transformados em filmes.
Esta é a segunda vez que o autor aparece lendo um dos capítulos. Desta vez, ele apresenta o personagem Thelonious.
Na divulgação anterior, Chico Buarque havia falado do personagem Ciccio, o narrador, que relembra a infância e os hábitos de leitura do pai e o seu desejo de escrever “o melhor libro del mondo”.
A Companhia das Letras faz suspense em relação ao tema do livro, mas a passagem lembra a vida de Chico, cujo pai, o sociólogo Sérgio Buarque de Holanda, era conhecido pelo amor aos livros.
Além disso, como aponta o título do livro, Chico Buarque também teve um irmão alemão, que ele nunca conheceu, fruto de um relacionamento que seu pai teria tido quando morou na Alemanha, entre 1929 e 1930, antes de se casar com Maria Amélia, mãe de Chico e seus irmãos, em 1936.
Por QSocial
*Este texto faz parte do projeto Geração Experiência, que tem como objetivo mostrar histórias de pessoas com mais de 60 anos que são inspiração para outras de qualquer idade.