Chip ‘injeta’ remédios de uso constante no corpo do usuário

03/07/2015 00:00 / Atualizado em 04/05/2020 17:37

Muitas pessoas acabam esquecendo de tomar os remédios de uso constante nos horários certos. Mas esse problema pode ser solucionado com um novo microchip, implementado no corpo do usuário, que é programado para “injetar” medicamentos durante meses e até mesmo anos. A inovação foi desenvolvida pela Microchips Biotech, do Instituto de Tecnologia de Massachusetts (MIT).

No chip, as doses ficam em pequenos compartimentos, e a frequência e dosagem da medicação são alteradas por meio de um dispositivo externo via wireless. A empresa promete que o microchip consiga aplicar remédios por um período de até 16 anos.

O chip é programado para “injetar” medicamentos por anos (Foto: Microchips Biotech)
O chip é programado para “injetar” medicamentos por anos (Foto: Microchips Biotech)

Os testes iniciais do microchip foram realizados com pacientes que sofrem de diabetes e osteoporose, mas os pesquisadores desejam usar o dispositivo para tratar diversas outras doenças. Para colocar o protótipo da inovação no mercado, a Microchips Biotech fechou uma parceria com a empresa multinacional farmacêutica Teva Pharmaceutical. A versão final do produto ainda precisa ter aprovação regulamentar para ser comercializada. 

Via Exame