Cientistas criam capa da invisibilidade ultrafina

Cientistas norte-americanos criaram a primeira capa de invisibilidade. O vestuário, apresentado na revista Sciente da semana passada, é microscópico no tamanho, mas tem potencial de aumentar de tamanho futuramente, de acordo com os pesquisadores do Departamento de Energia do Laboratório Nacional Lawrence Berkeley e da Universidade da Califórnia em Berkeley.

A tecnologia funciona com a manipulação da luminosidade, mudando como os raios de luz incidem sobre um objeto para que ele não possa ser detectado pelo olho.

A tecnologia funciona com a manipulação da luminosidade, mudando como os raios de luz incidem sobre um objeto para que ele não possa ser detectado pelo olho

Utilizando pequenas fibras de ouro conhecidas como nanoantenas, os cientistas fizeram uma capa de 80 nanômetros de espessura que pode envolver um objeto tridimensional do tamanho de algumas células biológicas.

No entanto, a pequena capa ainda tem grandes limitações. Os pesquisadores devem trabalhar em pequenos detalhes para que o objeto possa ser fabricado em larga escala e em um tamanho maior.

A capa de invisibilidade não tem previsão para ser concluída.