Cientistas criam implante que promete curar pacientes com paralisia

Cientistas da Escola Politécnica Federal de Lausane, na Suíça, criaram um implante revolucionário chamado e-Dura, capaz de ajudar pessoas com paralisia a se movimentarem.

O implante é feito de um material elástico que pode ser esticado e torcido, similar ao tecido da medula espinhal. Essas características são fundamentais para o seu funcionamento, uma vez que o contato e o atrito desse material com as vértebras não causa inflamações e rejeição do corpo.

O e-Dura é responsável por emitir estímulos elétricos e químicos, com a intenção de replicar o que seria enviado normalmente pelo próprio corpo para a realização dos movimentos.

O projeto ainda está em desenvolvimento, mas já foi capaz de trazer de volta o movimento dos membros inferiores de ratos de laboratório. O implante precisa ser aperfeiçoado até que possa ser utilizado no corpo humano.

A estimativa é que este implante dure no corpo humano por até dez anos e, no futuro, ele poderá ajudar também a tratar pacientes que sofrem de Parkinson e epilepsia.

Veja vídeo abaixo e entenda seu funcionamento (em inglês):

Via Tecmundo