Cientistas destacam pontos para reduzir dor na vacinação

A revista da Associação Médica Canadense divulgou novas orientações para a vacinação em adultos e crianças para auxiliar o trabalho dos prestadores de serviços médicos. De acordo com o artigo, é comum sentir dores na hora da vacinação e assim, muitos adultos e crianças hesitam quando vão tomar novas doses.

Entre as principais recomendações, para pessoas de todas as idades, os autores destacaram alguns pontos. Entre eles, aplicar a vacina mais dolorosa por último, quando serão aplicadas mais de uma injeção.

No caso das crianças, as instruções ainda são mais amplas. Aplicar analgésicos para dor antes da injeção em crianças menores de 12 anos, segurar nos braços das crianças de até três anos para dar mais conforto e dar de mamar para menores de dois anos durante a vacinação são algumas das recomendações.

Associação Médica Canadense divulgou novas orientações para a vacinação em adultos e crianças 

Sobre o uso de creme analgésico, os autores do artigo recomendam que seja aplicado de 40 minutos a uma hora antes da vacinação para que façam efeito. E deve ser exatamente no lugar da injeção.

Os canadenses também recomendam que os pais expliquem para as crianças mais velhas sobre o que esperar da vacinação.

Por fim, os autores deixam claro que nenhuma das intervenções propostas evitará a dor. São apenas recomendações para que a aplicação seja feita corretamente para evitar o incômodo no paciente.