Cientistas inventam pílula que promete detectar câncer
Diagnosticar um câncer pode ser tão simples quanto tomar um comprimido. Cientistas da Universidade de Stanford, na Califórnia (EUA), desenvolveram uma pílula capaz de encontrar células cancerígenas dentro de um corpo. As informações são do jornal britânico “Daily Mail”.
Ao ser ingerido, o medicamento faz com que as células cancerosas liberem certas proteínas no sangue. Em teoria, estas proteínas poderão ser detectadas utilizando um teste de sangue rápido e fácil. Espera-se, que a droga seja sensível o suficiente para trabalhar com as células cancerosas em estados mais avançados.
- Erva que estimula a produção de colágeno e ajuda a prevenir câncer
- Estudo descobre que aspirina ajuda a reduzir risco de câncer
- Aspirina reduz risco de um tipo de câncer, sugere estudo
- Incluir esta semente na dieta ajuda a reduzir colesterol e risco de câncer
A ideia é distribuir para pacientes com suspeitas com câncer a pílula fabricada com pedaços de DNA circulares. Ao ingeri-la, o comprimido ‘invade’ a célula tumoral e age especificamente sobre as células cancerosas, fazendo com que estas secretem uma proteína específica para a corrente sanguínea. O diagnóstico do câncer, portanto, poderia ser feito a partir de um exame de sangue, poupando o paciente das tradicionais biópsias.
A pesquisa será publicada na revista científica norte-americana “Proceedings Journal of the National Academy of Sciences”.