Cientistas procuram por estrelas irmãs do sol

Um projeto chamado Arqueologia Galáctica tem como objetivo identificar a composição de milhões de estrelas através de um espectrógrafo chamado Hermes.

O aparelho está localizado no Observatório Astronômico Australiano e tem como tarefa analisar e arrecadar a composição química de 340 mil estrelas.

Espectros permitem que os astrónomos estudem a composição química das estrelas para perceberem a sua formação e evolução.

Após a arrecadação de informações, será possível comparar as propriedades dos astros analisados com a do sol, como em um teste de DNA estelar. Dessa maneira, é possível encontrar alguma semelhança entre a composição dos dois astros comparados.

O Hermes precisa apenas de uma hora de observação para obter as informações suficientes e pode registrar até 360 astros ao mesmo tempo, capturando o espectro de luz de estrelas para depois determinar os componentes.

Desde 2014, foram feitas 280 noites de observação –como o objetivo é analisar 1 milhão de estrelas, ainda existe um grande caminho pela frente.

Por Luisa Aranda e Yuki Takamiya, da Escola Concept de Ribeirão Preto (SP)