Museus se unem para espalhar arte pelos Estados Unidos
As ruas das principais cidades dos Estados Unidos viraram uma grande galeria de artes a céu aberto. No lugar dos tradicionais anúncios, os espaços publicitários vão exibir obras de importantes artistas americanos como Grant Wood, Edward Hopper, Willem de Kooning, Mark Rothko e Andy Warhol.
Ao todo, serão 58 obras icônicas e históricas espalhadas por mais de 50 mil espaços (outdoors estáticos e digitais, quiosques, pontos de ônibus, escadas, prédios, entre outros), em 170 cidades americanas e que retratam 100 grandes obras de artistas americanos.
A ação, batizada de “Art Everywhere U.S” (“Arte em toda parte”, na tradução literal), foi inspirada em uma campanha parecida no Reino Unido.
- Veio para São Paulo no feriadão? Então conheça 10 museus na cidade que dá para visitar usando apenas o metrô
- Montevidéu em 4 dias: lugares para visitar, comer e amar
- SP abre 1.145 vagas em cursos gratuitos na área da cultura
- Naoshima, Teshima e Inujima, as ‘ilhas de arte’ do Japão
A versão americana é patrocinada pelos cinco museus líderes de público nos EUA –Instituto de Arte de Chicago, Museu de Arte de Dallas, Museu de Arte do Condado de Los Angeles, Galeria Nacional, em Washington DC e o Museu Whitney, em Nova York.
As obras foram escolhidas pelo público (50) e outras oito selecionados pelos próprios museus.
Enquanto os museus e institutos esperam atrair um número maior de visitantes com a ação, a Outdoor Advertising Association of America quer apresentar a sua mais nova tecnologia: você pode digitalizar a obra de arte através de seu smartphone e assim aprender mais sobre as imagens, seus criadores e os museus.
Via Adnews