Clínica usa realidade virtual em tratamento contra fobia de avião
Viajar de avião pode ser algo tranquilo e corriqueiro para muitos. No entanto, algumas pessoas sofrem de fobia de avião e chegam até mesmo a preferir ficar no chão e recusar determinadas viagens. Um grupo de psicólogos brasileiros, da clínica Polaris, resolveu encontrar uma alternativa para ajudar quem tem medo de voar: usando a realidade virtual como método de tratamento.
A clínica, aberta na semana passada em São Paulo, criou um programa no qual o paciente veste um óculos de realidade virtual que simula todos os passos de um voo, como a chegada ao aeroporto, check-in, passagem pelo raio-x, chamada para o embarque, acomodação na poltrona, decolagem, aterrisagem e saída do avião.
Além do óculos de realidade virtual, a simulação usa uma poltrona que reproduz os movimentos de uma aeronave em decolagens, pousos e até turbulências. Durante a experiência, os sinais vitais do paciente são monitorados e acompanhados por profissionais de saúde e psicólogos, que interrompem o programa se necessário.
- Como não cair no golpe do falso Uber no aeroporto de Guarulhos
- Estudo revela como alimentos podem combater a perda de memória
- Holbox, o paraíso rústico mexicano que você precisa conhecer
- Como identificar os sinais de açúcar elevado no sangue e agir rápido
Com o projeto, a ideia da clínica é fazer com que a pessoa encare seus medos para aprender a lidar com eles da melhor maneira possível.
Via O Globo