Código QR ajuda idosos a voltarem para casa na China

Os códigos QR estão provando ser uma ótima solução para anexar informação digital em objetos físicos. Tanto se fala e sua eficácia que chineses criaram uma solução com os leitores óticos que permite que transeuntes ajudem idosos a retornarem às suas casas caso se percam.

Com aproximadamente 119 milhões de pessoas idosas e com o crescimento anual de 3,2%, a China possui o maior contingente de indivíduos de mais de 65 anos no mundo, 8,8% da população total do país, segundo dados do censo nacional.

O atual panorama da população faz com grande parte dos residentes do país sejam portadoras de Alzheimer, uma doença regenerativa, comum em pessoas com mais de 65 anos, e que representa um declínio das funções cognitivas caracterizado pela dificuldade progressiva em reter memórias recentes.

O projeto chamado de QR Code Badges consiste na distribuição de crachás com o código QRs na comunidade de Dingxiang, na província de Anhui, no sudeste da China. No objeto há um texto escrito para pessoa que encontrar o idoso perdido: “Por favor, digitalize-o e me ajude a voltar para casa”.

No código, há informações com o número do cartão de identificação, números do contato da família e informações dos bairros em que vivem. Os cartões são feitos de plástico resistente e, inclusive, já foi desenvolvido uma versão que pode ser costurada em roupas.

O próximo passo da ação é ajudar todas as 1.400 pessoas com mais de 60 anos que vivem na região.