Colombiano resgata 20 mil livros do lixo em 20 anos
José Alberto Gutierrez, que vive no sul de Bogotá, na Colômbia, começou a “salvar” os livros que ele encontrava jogados no lixo para fazer uma biblioteca. A ideia de Gutierrez nasceu quando ele viu o clássico “Anna Karenina”, de Liev Tolstói, ser descartado. O colombiano considerou aquilo um grande absurdo.
Gutierrez resgatou das lixeiras, em 20 anos, mais de 20 mil livros –e isso somente em seu bairro, de acordo com informações do site Good News Network reproduzidas pelo Razões para Acreditar.
Com a quantia incrível de volumes, o colombiano construiu uma biblioteca em sua própria casa, carinhosamente apelidada de Força das Palavras. Ele abre as portas de seu lar todos os fins de semana para que as crianças da comunidade possam ler ou alugar as obras que quiserem. Muitas delas não têm outro acesso à leitura.
- USP oferece mais de mil livros e revistas para baixar gratuitamente
- Site de turismo resgata livros raros de literatura de viagem
- Destinos de praia estão na preferência dos brasileiros no pós-pandemia
- Tartaruga marinha entupida de lixo é resgatada no Projeto Tamar
Como a área onde Gutierrez vive é conhecida pela falta de recursos, sua iniciativa mostrou-se de extrema importância e já transformou a realidade de muitas crianças. A enorme quantidade de livros permitiu que ele começasse a enviar exemplares para escolas e para outras regiões.
Gutierrez foi, ainda, responsável por mandar diversas obras de história para os rebeldes das Farc (Forças Armadas Revolucionárias da Colômbia), com o objetivo de ensiná-los sobre o próprio país e as causas pelas quais eles lutam.
Com informações de Good News Network e Razões para Acreditar