Como passageiros cegos recebem instruções de segurança de voo?

06/04/2019 00:00 / Atualizado em 02/05/2019 20:27

Companhias aéreas têm como uma de suas principais regras dar instruções que otimizam a segurança de voo.

Nenhum voo comercial pode partir sem antes exibir um vídeo com informações importantes sobre segurança, seja via entretenimento de bordo seja com uma demonstração física. Mesmo que isso signifique um atraso na partida.

A KLM fornece aos seus passageiros cegos ou com baixa visão instruções especiais e folheto de segurança escrito em braile
A KLM fornece aos seus passageiros cegos ou com baixa visão instruções especiais e folheto de segurança escrito em braile

A segurança é sempre a prioridade. Mas, como os passageiros cegos recebem essas instruções?

Os demais passageiros podem simplesmente assistir a um vídeo de segurança de voo, mas e se fechassem os olhos por um momento e tivessem que imaginar que nunca estiveram a bordo de uma aeronave e não tem um conceito real do tamanho dela nem do interior da cabine?

Agora imagine que você está no seu lugar e ouve alarmes disparados e máscaras de oxigênio caindo. As pessoas estão começando a ficar inquietas na cabine. Qual é a primeira coisa que você faria?

A companhia aérea holandesa KLM pensou em tudo isso e fornece instruções especiais para os passageiros cegos ou com baixa debilitada.

Todas as aeronaves da empresa têm instruções de segurança em braile para passageiros holandeses e falantes de inglês.

Se um passageiro não conseguir ler braile, a tripulação faz uma explicação verbal.