Como transformar relações on-line em pessoais bem sucedidas

Em décadas passadas, apenas super-conectores podiam alegar e gabar-se por conhecer mais de 500 profissionais de diferentes áreas do mercado. Atualmente, com a ascensão de redes sociais, conhecer mais de 500 pessoas é um número pequeno, principalmente quando se existem sites como Facebook, LinkedIN e Twitter, que permitem não só a interação de relações profissionais mas, como também, de amizade, lazer e relacionamentos amorosos.

Embora visto por muitos como um ótimo legado da internet, o avanço das redes sociais está sendo considerada um problema para muitos especialistas americanos. De acordo com eles, quanto mais conectadas, menos pessoais as relações se tornam.

Em busca de uma solução para um problema que parece ser o grande desafio do século 21, a empresa de consultoria e pesquisa americana Ferrazzi Greenlight listou algumas possibilidades.

Foto: Brad Hammonds/Flickr

De acordo com o relatório, uma vez que o internauta define metas profissionais, amorosas e de conhecimento junto com as pessoas que precisam conhecer para atingir esses objetivos, a internet se torna uma ótima ferramenta para atingir esse sonho.

Ao estipular os objetivos pessoais, facilita a qualquer pessoa descobrir quem são os especialistas que devem procurar, quem dirige as empresas interessantes que gostaria de estabelecer uma possível parceria e quem apoia as mesmas causas em que ele acredita. Fazendo isso, o indivíduo pode se conectar com esses profissionais de maneiras discretas, como por exemplo, segui-los no Twitter e deixar comentários em seus blogs.

Outra dica é procurar chances para que o relacionamento aconteça na vida real. Confirmar eventos como conferências e palestras é uma grande oportunidade para ser bem sucedido.

Por último, a empresa de consultoria alerta: nem todos os relacionamentos on-line precisam se tornar reais. Se você procurar relacionamentos mais ricos, a internet, com as suas metas bem estipuladas, pode ser uma ótima ferramenta para ajudá-lo a atingir o (ou não caso não haja planejamento) sucesso pessoal.