Como transformar uma crise de meia idade em um negócio milionário

24/07/2014 00:00 / Atualizado em 06/05/2020 16:33

Aihui Ong, 39 anos, tinha uma carreira muito bem sucedida como engenheira de software. Apesar do salário de seis dígitos, ela não estava feliz com o que fazia. Somou-se à frustração profissional a frustração pessoal de um divórcio, para largar tudo e ‘mochilar’ pelo mundo por um ano, não sem ouvir algumas críticas.

Ong, que nasceu em Cingapura, mas está radicada nos Estados Unidos desde 1999, disse em entrevista ao site “FastCompany”, que ouviu de amigos e familiares coisas como “você está na casa dos 30, deveria ter filhos ou se tornar vice-presidente de uma empresa, não se hospedar em albergues sujos”. 

Ela não deu ouvidos e viajou por 20 países. Em contato com culturas diferentes, teve a ideia que lhe deu satisfação profissional e retorno financeiro: a indústria alimentícia.

Em 2011, Ong criou uma startup chamada  “Love with Food”, que oferece lanches orgânicos ou naturais pelo preço de US$ 10 (R$ 22) ou um pacote de US$ 19,95 (R$ 42) por mês. Um ano depois, ela já havia faturado cerca de US$ 250 mil (R$ 550 mil) em receitas.

Atualmente, a rede de alimentos fatura US$ 2 milhões (R$ 4.4 milhões) e possui 15 funcionários. Para atingir tamanho lucro, Ong divulgou a empresa por 20 países, incluindo o Egito, Turquia, China e Malásia, assim como muitos na Europa Oriental e Ocidental.

Mas a ‘cereja do bolo’, conta ela, foi aliar o seu negócio a uma causa social. O projeto de doar uma refeição para cada caixa vendida é um sucesso, com mais de 100 mil refeições entregues a crianças necessitadas, através de fundações como a Feeding America Network (“Rede Alimentando a América”) e Share Our Strength–No Kid Hungry (“Compartilhe Nossa Força – Nenhuma Criança com Fome”).