Companhia aérea lança projeto de tradução simultânea em libras

A companhia aérea GOL, em parceria com AME (Amigos Metroviários dos Excepcionais), lançou um projeto de acessibilidade pioneiro no mundo para atendimento a deficientes auditivos com tradução simultânea para Libras (Língua Brasileira de Sinais) ​.

O equipamento batizado de Icom, ainda em fase de testes nos aeroportos de Congonhas e Guarulhos, ambos em São Paulo, conta com recursos holográficos e é interligado em tempo real a uma central de tradução com intérpretes fluentes em Libras.

Quando acionado, o serviço interliga a comunicação como uma videoconferência, proporcionando um atendimento rápido e eficiente ao passageiro.

Segundo André Lima, diretor de operações aeroportuárias da GOL, em 2013, mais de 15 mil clientes da empresa eram deficientes auditivos. Isso representa 1,5% do total de clientes com necessidades especiais.

Até o final do ano, a estação estará disponível nos 10 principais aeroportos em que a empresa opera. As máquinas podem ser utilizadas de segunda a sexta-feira, das 7h às 19h, e aos sábados das 7h às 13h.