Competição premia software para crianças aprenderem sem professores

“250 milhões de crianças no mundo não sabem ler, escrever e nem realizar operações aritméticas. Estamos aqui para mudar isso, mas nós precisamos de você.” É com esse texto introdutório que o Global Learning XPrize inicia a apresentação da sua campanha de financiamento colaborativo para realizar uma das iniciativas mais ousadas na área de educação.

Lançado recentemente, o projeto é uma competição que pretende doar US$ 15 milhões para a criação, em 18 meses, de um software de código aberto que ensine crianças a ler, escrever e executar cálculos básicos de matemática, sem auxílio de um professor.

“Não é um projeto para substituir professores, mas para fornecer uma solução de ensino onde pouco ou nada existe”, informa o texto. “Queremos causar um impacto positivo sobre essas crianças que estão nos lugares mais economicamente pobres do mundo.”

As equipes que quiserem participar da competição precisam desenvolver um software para tablet e smartphones que seja intuitivo, simples e viciante como um game.

“O detalhe é que precisa atender a requisitos de inteligência artificial, de modo que, simulando um professor real, o software seja capaz de perceber quando a criança está tendo desinteresse e/ou dificuldades, para então ajustar a didática em função disso”, explica Silvio Roberto, economista e   especialista em Políticas Públicas e Gestão Governamental. “Talvez esteja aí a maior inovação tecnológica a ser desenvolvida.”


A campanha de financiamento colaborativo vai acrescentar 500 mil dólares ao programa para aumentar o impacto da premiação por meio de testes adicionais das tecnologias finalistas com mais crianças, infraestrutura, crescimento da comunidade global de desenvolvedores, designers, advogados e ainda investir em uma plataforma de tecnologia aberta de longa duração para a sociedade.