Composto encontrado no açafrão é capaz de apagar memórias ruins

Um estudo realizado por pesquisadores da Hunter College e da Universidade de Nova York, ambas nos Estados Unidos, descobriu uma substância que pode ajudar as pessoas a atenuarem as más lembranças.

O composto, chamado curcumina, é encontrado no açafrão e pode proteger contra doenças neurodegenerativas. Mas, agora, a partir de várias pesquisas, os cientistas relatam que ele poderá futuramente ajudar aqueles que tiveram algum transtorno de estresse pós-traumático a apagarem memórias ruins.

No estudo, os especialistas alimentaram ratos com ração normal e outra enriquecida com curcumina. Então, eles foram submetidos a testes que envolviam medos, sons angustiantes e pancadas no chão para que fosse possível analisar modificações no cérebro dos animais causadas pelo alimento.

A partir dos dados analisados, eles descobriram que os ratos que comiam alimentos com curcumina levavam mais tempo para resgatar lembranças de medo, mostrando que a substância conseguiu impedir a reconstituição de memórias negativas.

Ainda não é possível concluir que os efeitos do composto sejam similares em humanos, mas o estudo trouxe novos caminhos para uma análise futura.

Via O Globo