Computador ‘traduz’ conversa de homem que não fala há 15 anos

Ele já ajudou as pessoas que sofrem de paralisia a se comunicar apenas com os seus olhos. Também já criou um laboratório especializado em fazer próteses em 3D para veteranos de guerra do Sudão, na África.  Agora, o norte-americano Mick Ebeling conseguiu fazer com que um homem que sofre de esclerose lateral amiotrófica (doença caracterizada pela degeneração dos neurônios motores) a capacidade de ‘dizer’ ‘eu te amo’ à sua família pela primeira vez em 15 anos.

A algum tempo, após a esposa de Don Moir escutar as contribuições de Mick Ebeling para a medicina em um programa de rádio, ela decidiu entrar em contato para propor um pequeno desafio: ajudar ao seu marido a voltar a ‘falar’. O homem perdeu a capacidade em 1999 devido a doença.

Para solucionar o problema Mike, em pareceria com a HP, criou a campanha #bendtherule que tinha o objetivo de construir um computador que permitisse que Don recuperasse a capacidade de ‘falar’.

O resultado foi o desenvolvimento de um PC HP modelo x360 que permite que tudo que é escrito por Don seja ser traduzido por um sistema de voz. Assim, foi a primeira vez que homem conseguiu escrever uma carta de amor para sua esposa desde 1999.

Agora, a mesma tecnologia que foi doada a Don será distribuído como freeware. Usuários de Windows poderão fazer o download do software online.