Concurso dá oportunidade para estudantes de moda e design
O foco do desafio é a divulgação do algodão como matéria-prima por meio da descoberta de novos talentos
Estão abertas as inscrições do 2º Desafio Sou de Algodão + Casa de Criadores, iniciativa que oferece aos estudantes de moda e design do país mostrarem toda sua criatividade.
O concurso tem como foco a divulgação do algodão como matéria-prima por meio da descoberta de novos talentos. Por isso, os participantes devem utilizar a fibra em suas coleções como principal material, resultando em pelo menos 70% da composição de cada look desenvolvido.
A seleção envolverá quatro etapas distintas: a primeira será a pré-seleção dos trabalhos inscritos, realizada pela comissão organizadora. Serão escolhidos até 20 dos melhores trabalhos selecionados de cada região do país –Norte, Nordeste, Centro-Oeste, Sudeste e Sul–, que seguem para a segunda etapa, semifinal, regional.
- SP abre 1.145 vagas em cursos gratuitos na área da cultura
- SP abre 4 mil vagas em 65 cursos gratuitos na área da cultura
- 64 sites que oferecem cursos gratuitos online com certificado
- Shopping Vila Olímpia promove o SVO SECRETINHO com School of Rock para o Dia das Crianças
Os trabalhos serão avaliados por uma comissão julgadora local e terão notas atribuídas nos quesitos definidos pela organização do concurso. Serão anunciados os 10 trabalhos finalistas, sendo dois de cada região do país, que irão confeccionar suas coleções, com seis looks completos cada, para a quarta e última fase, a grande final, em desfile presencial, a ser realizado na Casa de Criadores.
Ao final do desfile, serão anunciados os três primeiros colocados, sendo que o grande vencedor ganhará o prêmio de R$ 30 mil e entrará para o line-up oficial da Casa de Criadores. Já o segundo e o terceiro colocados receberão prêmios em produtos das tecelagens parceiras do movimento que apoiam a iniciativa e um programa de orientação profissional, oferecido por apoiadores do concurso.
Além disso, o professor orientador do aluno vencedor também receberá o valor de R$ 10 mil como Bolsa Orientação voltada à pesquisa sobre algodão.
A primeira edição do Desafio, que aconteceu no ano passado, alcançou mais de 400 inscrições. Para este ano, a meta é dobrar, visto que conta com a participação de todas as instituições de ensino superior, tecnológico e de bacharelado de Moda, Design e áreas correlatas espalhadas pelo país.
No ano passado, os vencedores foram Mateus Cardoso, da faculdade Santa Marcelina, Rodrigo Evangelista, que se formou no Istituto Europeo di Design (IED), e Dario Mittmann da Universidade Estadual de Maringá (UEM).
As inscrições podem ser feitas pelo site www.soudealgodao.com.br/desafio até 26 de fevereiro de 2021, podendo ser projetos individuais ou em duplas. Além disso, os trabalhos poderão ser dos segmentos de moda masculina, feminina, alta costura, prêt à porter, fitness, homewear/loungewear ou streetwear.