Confira 9 sinais precoces de demência
Considerado o tipo mais frequente de demência, o Alzheimer pode ser reconhecido por pequenos sinais já nos primeiros estágios –o que ajudaria muito no tratamento para retardar o avanço da doença.
O problema é que muitas vezes as pessoas demoram para procurar ajuda porque ignoram ou desconhecem os sintomas.
Então, como saber se você ou um ente querido está mostrando sinais de Alzheimer ou outra forma de demência?
De acordo com especialistas, qualquer alteração que seja diferente do comportamento habitual de uma pessoa pode ser um motivo de preocupação.
Dê uma olhada em alguns dos primeiros sinais de demência listados abaixo pelo site Minha Vida e saiba reconhecer o problema precocemente:
Quedas e tropeços frequentes
Esse quadro pode acontecer por três fatores principais: comprometimento das funções que controlam tarefas visuo-espaciais, das funções de controle do equilíbrio e postura ou comprometimento da área cerebral responsável por planejar e executar o movimento. “Em algumas demências esses sintomas já ocorrem nas fases iniciais, em outras, significam um estágio mais avançado”, lembra a neurologista Sandra.
Quando as funções visuo-espaciais são afetas, a pessoa pode sentir dificuldade de perceber a posição de um objeto com relação a outros ou com ela própria. Sem saber exatamente qual a distância entre ela e o objeto, o risco de tropeçar ou esbarrar aumenta. “Se há comprometimento do equilíbrio e postura, o paciente está mais suscetível a quedas, uma vez que o ato de caminhar e se movimentar se torna mais difícil”, afirma o neurologista André Felício, do Hospital Israelita Albert Einstein.
Comportamento ritualístico
Comportamento ritualístico. Também é uma manifestação inapropriada que se associa ao comprometimento das regiões fronto-orbitárias. Ocorre pela perda do juízo e crítica e pela inflexibilidade e dificuldade de tomada de decisões.
Problemas com o manejo das finanças
Finanças. O idoso com demência não tem capacidade de gerir suas finanças. Vários fatores estão envolvidos. Dentre eles citamos a dificuldade de tomada de decisões, a inflexibilidade de pensamento, dificuldade de raciocínio lógico e de cálculo e o próprio déficit de memória.
Dificuldade de expressão da linguagem
A dificuldade de expressão da linguagem – seja oral ou escrita – pode ser precoce em alguns tipos de demência e bem mais tardia em outras. É comum o paciente sofrer com a perda da comunicação, que pode ser a fala ou o entendimento de uma mensagem. Segundo o neurologista André, no primeiro caso o paciente pode entender o que você fala, mas é incapaz de se expressar pela linguagem falada, e no segundo ele consegue se expressar de todas as formas, mas não entende o que lhe é dito. Em alguns cenários, o idoso pode se expressar e compreender a linguagem falada, mas não reconhece as palavras escritas ou tem dificuldades para escrevê-las.
No caso de comprometimento no grupo compreensão, é importante que a família fica atenta aos sinais que ela pode apresentar, pois é muito difícil reconhecer essa dificuldade. Geralmente, a pessoa não responderá as perguntas de forma adequada, e falará sobre assuntos que não estão sendo discutidos no momento.
Clique aqui e confira outros cinco sintomas precoces de demência.