Confira ideias para ser solidário neste Natal

15/12/2015 00:00 / Atualizado em 02/05/2019 19:51

O Natal se aproxima e, para muita gente, é uma época que amplia o desejo de expressar a solidariedade. Há aqueles que já se envolvem em projetos sociais, mas querem se engajar em novas ações na época do Natal. Outros têm vontade de ser solidários, mas acham difícil dedicar tempo ou encontrar projetos “do bem” e ligados a instituições sérias.

Gift.
Gift.

É possível ser solidário através de pequenos gestos, adotando atitudes simples. Uma forma eficaz de fazer o bem nesse Natal é abraçar o projeto Pão Amigo , da Emulzint. Um de seus principais ingredientes é a solidariedade, já que parte das vendas é revertida para a AACD (Associação de Assistência à Criança Deficiente). Ou seja, quem compra o Pão Amigo colabora com as crianças atendidas pela AACD.

Confira algumas outras formas de manter o espírito de solidariedade nesse Natal:

Doe roupas, sapatos e outros itens que não usa: O final de ano costuma ser uma época em que compramos presentes para os nossos familiares e amigos. Não há nada de errado com isso, mas por quê não aproveitar e fazer uma “limpeza” nos armários, separando itens em bom estado que não são mais utilizados para doar a pessoas que precisam e instituições? Dessa forma, além de sobrar mais espaço para guardar os novos itens que você comprar ou ganhar de presente, você exercitará sua solidariedade.

Engaje-se com uma instituição de caridade: No Natal, as instituições organizam campanhas para arrecadar itens como brinquedos, roupas e alimentos para pessoas carentes. Engajar-se com uma delas também pode ser uma boa opção, e dá muito menos trabalho do que se imagina. Em algumas, é preciso ir à instituição em apenas uma data, para entregar os presentes arrecadados. Em outras, nem é preciso sair de casa, é possível transferir o valor via conta bancária, enquanto outras instituições retiram os itens que serão doados.  Por isso, pesquise, informe-se e faça sua parte nesse Natal!

Não desperdice alimentos: Preparar aquela ceia deliciosa para saborear com a família é uma delícia, mas não se pode esquecer que há muita gente que gostaria de ter uma ceia, mas que não consegue por falta de recursos financeiros. Por isso, nada de desperdiçar alimentos!  Tente otimizar os pratos que serão preparados, organizando com seus familiares para que não falte nada, mas para que também não vá comida para o lixo! Caso sobrem alimentos que não serão consumidos, doe a quem poderá comê-los. Dizer não ao desperdício de comida também é uma forma de ser solidário.

Faça uma ceia solidária em família: Que tal organizar um amigo-secreto solidário, em que parte do valor que seria usado para presentes seja revertida para uma instituição de caridade? Essa é uma forma de se divertir ao lado da família e ser solidário ao mesmo tempo. Para isso, pesquise sobre as instituições existentes e veja para qual delas você e a sua família gostariam de contribuir. Estipule também um valor para os presentes, e a porcentagem que será revertida para doação.