Conheça 6 cidades que trocaram avenidas por parques

No começo do mês, o destino do Elevado Costa e Silva, popularmente conhecido como Minhocão, na região central de São Paulo, voltou a ser debatido. O novo Plano Diretor da cidade prevê, progressivamente, seu desativamento até que seja viável sua demolição ou transformação em um parque.

O caso da recuperação do canal Cheonggyecheon, em Seul, é um exemplo de como uma cidade pode mudar os seus padrões de crescimento e gerar espaços públicos para a população.

Construído durante Dinastia Joseon (1392-1410), o rio Cheonggyecheon serviu como um dreno para a cidade por centenas de anos.  Gradualmente foi sendo coberto por concreto até que em 1976, o governo local construiu 6 km de vias elevadas sobre o rio.

Em 2003, com parte de revitalização, a via foi derrubada e deu lugar a um parque urbano linear.

Confira outras cinco cidades que resolveram trocar algumas vias por parques urbanos.

Harbor Drive, Portland (EUA)

Uma das primeiras autoestradas americana que foi desativada para dar lugar a um parque foi a Harbor Drive, localizada em Portland, construída no leito do rio Willamette. A transformação para dar lugar ao parque Tom McCall ocorreu em 1974.

A ponte Hawthorne foi mantida. Apenas ciclistas e pedestres por circular por ela.

Pier Freeway, São Francisco (EUA)

No início de 1980, em São Francisco, começou-se falar de um plano para demolir a autoestrada California-480 com a ideia de se construir em seu lugar um parque. No entanto, somente em 1991 a via dois andares foi demolida –após ter sido danificada pelo terremoto de 1989. Estudos concluíram que reconstruir a rodovia era muito mais caro do que fazer um parque.

O lugar tem uma das melhores vistas da baía de São Francisco e conta com muitos quilômetros de passeios para pedestres e ciclistas.

Madrid Río, Madri (Espanha)

Em 2000, a Prefeitura de Madri, iniciou o projeto para recuperar às margens do rio Manzares. No lugar das marginais, a cidade ganhou um parque linear de 9 km de extensão. Não foi uma tarefa simples, já que havia construções históricas, como a Puente de Segovia –a mais antiga da cidade–, a Ermita Virgen del Puerto e a Puente del Rey.

O parque foi aberto ao público em 2011 com diversas opções de lazer, passeios e muito verde.

Park East Freeway, Milwaukee (EUA)

Nos anos 60, um projeto previa que o centro Milwaukee fosse cercado pela autoestrada Park East Freeway. No entanto, os moradores começaram a se opor, argumentando que o projeto causaria muito ruído contaminação.

Por este motivo, a rodovia nunca foi concluída e parte dela foi demolida. Em seu lugar, será construído um parque que, quando inaugurado, permitirá um livre acesso do centro da cidade até o rio.

Alaskan Way, Seattle (EUA)

Em 2001, um terremoto danificou o viaduto da rodovia Alaska. Inicialmente pensou-se em reconstruí-lo, entretanto optou-se por fazer um túnel subterrâneo com quatro pistas. A superfície será destinada aos pedestres. A inauguração está prevista para 2015.

Com informações do site ArchDaily