Conheça quatro construções inovadoras ao redor do mundo
Tempestades, terremotos, vulcões e guerras civis podem ocorrer em qualquer continente ou país. Algumas regiões são mais afetadas do que outras em virtude da frequência dos acontecimentos e da vulnerabilidade do sistema social, deixando cidades ou até mesmo países devastados.
Conheça quatro construções inovadoras feitas para evitar/recuperar locais de destruições de guerras ou desastres naturais:
Prédio feito a partir do lixo
- 35 dicas para ganhar dinheiro em casa; bora conhecer?
- Veja filmes e séries que estreiam neste mês na Netflix
- Conheça a arquitetura de templos abandonados ao redor do mundo
- Novidades de junho na Netflix: 67 filmes, séries e documentários
Nas montanhas da Colômbia, longe de grandes centros urbanos, uma comunidade construiu uma escola de 15 m² com paredes feitas por 2.400 garrafas plásticas armadas numa estrutura de madeira e cobertas por cimento. É uma técnica que vem se difundindo por lá por ser resistente aos terremotos, apresentar excelente proteção térmica e acústica e custar barato – uma construção desse tamanho custa em média R$ 1.500, já com piso e telhado.
Catedral construída com papelão e vidraças reutilizadas
Os arquitetos japoneses do escritório Shigeru Ban Architects criaram uma catedral utilizando papelão e vidraça reaproveitada em Christchurch, Nova Zelândia. A igreja é resistente às variações climáticas, tem capacidade para 700 pessoas e pode durar 50 anos.
Casa desmontável
Apesar de parecer moderna, a casa desmontável foi pensada pelo francês Jean Prouvé na primeira metade do século 20. A ideia foi aplicada para construir habitações acessíveis quando a França se recuperava das destruições da Segunda Guerra Mundial. A casa tem 64 metros quadrados (8x8m) e sua estrutura é composta de chapas de aço dobradas.
Casa de bambu que flutuam em inundações
No Vietnã, assim como no Brasil, as populações de diferentes regiões sofrem com enchentes e inundações típicas do clima tropical. Para driblar esta realidade o escritório vietnamita H & P arquitetos criou um projeto de habitações sustentáveis de baixo custo, que flutuam sobre as águas. A casa fica presa a amarras, âncoras e conexões sólidas, que ligam todas as peças e permite que a residência flutue durante uma enxurrada.