Console vira brinquedos de papelão e estará à venda em abril

31/01/2018 00:00 / Atualizado em 02/05/2019 20:18

O engenhoso lançamento da Nintendo para o seu console Switch utiliza realidade aumentada para fazer carros, pianos e robôs e ensinar princípios de codificação e engenharia por meio de brincadeiras. O novo produto, chamado Nintendo Labo, é um inovador jogo que transforma modelos de papelão em brinquedos totalmente funcionais.

https://www.youtube.com/watch?v=P3Bd3HUMkyU

A caixa do Nintendo Labo traz 25 folhas de papelão marrom grosso e um pequeno cartucho do Switch. Seguindo as instruções na tela, é possível montar as peças de papelão com uma complexidade variável. O primeiro projeto demora cerca de 15 minutos e se transforma em um carrinho com controle de rádio. Encaixando os controles nas laterais e acionando os comandos na tela do Switch, o brinquedo dispara em uma superfície plana a uma velocidade surpreendente.

Nintendo Labo
Nintendo Labo

Os jogos mais complexos incluem uma brincadeira de pesca, um piano, uma motocicleta e uma casinha. O piano leva aproximadamente duas horas para ficar pronto. A câmera infravermelha do controle pode identificar as tiras reflexivas de fita na parte de trás das teclas, que aparecem quando uma delas é pressionada, informando ao software do jogo a nota certa a ser tocada. Os mostradores no papelão e os interruptores modificam o tom e adicionam efeitos ao som.

Jogo de pescaria do Nintendo Labo
Jogo de pescaria do Nintendo Labo

Os princípios por trás da construção de cada Toy-Con –nome como a Nintendo chama os brinquedos– são explicados por personagens de desenho animado, imprimindo uma característica infantil à codificação e à engenharia.

O papelão é personalizável e pode ser pintado à moda de cada jogador. O material de papelão é rígido, mas não o bastante para aguentar as “investidas” de crianças mais novas. A Nintendo já se manifestou dizendo que oferecerá itens substitutos aos que forem se estragando, mas também é possível remendá-los.

O Nintendo Labo será lançado em 20 de abril nos Estados Unidos e em 27 de abril na Europa.

Com informações de The Guardian