Construtora transforma mestres de obras em ‘fotógrafos’

O que mestres de obras e fotografia têm em comum. Aparentemente nada. Mas uma ação bem bacana de uma construtora resolveu transformar estes profissionais em fotógrafos.

Trabalhos feitos por mestres de obras fotos expostos em São Paulo no fim do ano passado

O projeto “Olhares Sustentáveis no Canteiro”, idealizado pela construtora e incorporadora Even, em parceria com a ONG Mestres da Obra, estimulou 42 mestres de obras da empresa em São Paulo e no Rio de Janeiro a desenvolverem uma percepção artística do seu dia a dia de trabalho, com fotos tiradas em câmeras feitas de latas de tinta.

Foto tirada pelo mestre de obras Ariene Marques dos Santos foi a vencedora em São Paulo

Eles participaram de workshops para aprender a técnica conhecida por pinhole –máquina fotográfica sem lente que pode ser feita de materiais caseiros, como latas de tinta no caso do projeto.

Imagem tirada por Erivaldo Emílio ganhou no Rio

Os profissionais foram incentivados a tirar fotos relacionadas às rotinas de sustentabilidade em seu canteiro de obras. Cada mestre de obra teve a possibilidade de revelar sua própria foto, nos ateliês fixos implantados nas obras que receberam os treinamentos.

Exposição na Pinacoteca, em São Pauilo, reuniu as fotos produzidas pelos mestres de obras da Even

O resultado impressiona por sua sensibilidade artística. O projeto retrata as cidades –que estão em constante mudança e evolução– de uma forma que a maior parte das pessoas não tem acesso.

“A ideia do projeto foi mostrar a importância dos mestres de obras como um agente multiplicador de práticas sustentáveis nos canteiros de obras”, conta Flávia Lafraia, gerente de sustentabilidade da companhia.

As imagens foram apresentadas em uma exposição na Pinacoteca, em São Paulo, no fim do ano passado.

Para este ano, Flávia conta que o foco do projeto será a música. “Queremos que os profissionais desenvolvam instrumentos musicais a partir do material usado no dia a dia dos canteiros de obras”. O objetivo, segundo a gerente, é realizar um concerto em dezembro.