Coral comunitário é uma das atrações da Virada Sustentável

22/08/2016 00:00 / Atualizado em 02/05/2019 20:02

A extinção da Fundap (Fundação do Desenvolvimento Administrativo), órgão vinculado ao governo de São Paulo, no começo do ano não causou apenas a demissão de alguns funcionários, mas também quase extinguiu um dos mais prestigiados e atuantes corais do Estado, o Fundap.

O coral surgiu em 1993 e era mantido pela Associação dos Funcionários da fundação. Desde o início do ano, o grupo é mantido com recursos dos próprios coralistas –são cerca 60, entre funcionários, profissionais liberais e pessoas da comunidade. Os ensaios ainda ocorrem nas dependências da Fundap, em Pinheiros.

Coral durante apresentação do espetáculo Ópera do Malandro em Concerto
Coral durante apresentação do espetáculo Ópera do Malandro em Concerto

Regido pelo maestro César Cerasomma, o grupo musical comunitário passa a se chamar Coral da Vila, em referência à Vila Madalena.

De acordo com Eloisa Pires, uma das criadoras do coral, a mudança de nome tem como objetivo conseguir patrocinadores. Além de manter o grupo, a verba será usada, entre outras coisas, para montar novos espetáculos e fazer apresentações ao ar livre, como ruas e praças.

No primeiro semestre deste ano, o grupo fez uma homenagem ao cantor e compositor Chico Buarque com o espetáculo “Ópera do Malandro em Concerto”, que teve lotação esgotada em todos os teatros que o coral se apresentou.

A primeira apresentação do coral já com o novo nome ocorre neste domingo,dia 27, a partir das 16h30, como parte da programação da Virada Sustentável.

Coral da Vila
Onde: Armazém da Vila (rua Medeiros de Albuquerque, 270, na Vila Madalena
Quando: 27/08
Horário: a partir das 16h30