Corpo humano passou por quatro estágios de evolução, diz estudo

A análise de fósseis de 430 mil anos, recolhidos no norte da Espanha, mostrou que o corpo humano passou por quatro estágios principais, que alteraram o tamanho e a forma de nossos ossos.

A pesquisa foi feita por um grupo de cientistas da Universidade de Binghamton, nos Estados Unidos. Conduzido pelo antropologista Rolf Quam, o grupo descobriu que os moradores da região de Atapuerca, onde os ossos foram coletados, eram altos, fortes e com menos massa cerebral que os neandertais.

Fósseis encontrados no norte da Espanha datam de 430 mil anos atrás (Foto: Martin Wimmer/iStock)

“Isso é interessante, já que nosso processo evolutivo é caracterizado principalmente por poucas mudanças durante a história”, escreveu Quam em artigo publicado na revista “PNAS” (Proceedings of the National Academy of Sciences).

Ainda segundo o estudo, os corpos de Atapuerca representam o terceiro estágio da evolução humana. O primeiro corresponde aos homens que viviam em árvores, e o segundo, aos primeiros homens que andaram sobre duas pernas. Por último, surgiram os Homo sapiens, mais altos, mais leves e mais inteligentes.

Via CMais