Para ver o mar, criança cadeirante vai de Minas ao Ceará
A garota cadeirante Cecília Nogueira, de 6 anos, viajou de Minas Gerais ao Ceará para conhecer o mar. Ela é de Belo Horizonte e, com o apoio de uma esteira que se estende da areia até as ondas e de uma cadeira anfíbia, entrou na água salgada pela primeira vez. O passeio foi na praia de Iracema, ponto turístico de Fortaleza, na última sexta-feira (8).
“Nunca podia imaginar que a minha filha um dia estaria assim, no mar mesmo. É muita emoção”, descreveu a mãe da menina, Ana Keylla Nogueira, de acordo com informações do site G1. “A gente fica agradecido. Não tem palavras para descrever mesmo.”
A pequena mineira tem mielomeningocele, uma má-formação congênita que afeta a coluna vertebral. Devido ao problema, tem a fala comprometida e não pode andar. Desde seu nascimento, Cecília já passou por 17 cirurgias –a primeira, antes mesmo de completar 24 horas de vida.
- Estes são sintomas comuns que podem indicar câncer; conheça!
- 8 cursos de Harvard com legendas em português para fazer de graça
- Entenda os sintomas e exames para diagnóstico do câncer de intestino
- Esta é a fruta que contém a maior quantidade de vitamina D
Foi o padrinho da menina, Carlos Alberto, que teve a ideia de levá-la à capital cearense. “Pensei: ‘Bom, é o momento de levar a Cecília para conhecer o mar, conhecer a praia’”, contou. “A minha praia é Fortaleza e vai ser a praia da Cecília e da família também”, disse.
Ele já frequentava o local e teve contato com o Praia Acessível, um programa de responsabilidade da prefeitura e do governo para facilitar a entrada no mar de quem tem mobilidade reduzida. O projeto Praia Acessível atendeu 464 pessoas de janeiro a maio de 2018. Saiba mais aqui.
Leia a reportagem completa no G1