Crianças de 4 anos criam filme para alertar sobre riscos ambientais
Vídeo foi criado por alunos do Pre-K4C da Escola Concept São Paulo
Em complemento ao projeto “Como podemos ajudar nosso planeta?” (inspirado no Global Goal número 15 – Life on Land), o projeto “Como podemos ajudar a conscientizar a comunidade em prol do planeta?” consistiu em incentivar os estudantes do Pre-K4C (crianças de 3 a 4 anos), da Escola Concept de São Paulo, a usar a comunicação para informar a comunidade sobre problemas que estão perturbando o equilíbrio ecológico da Terra. E também estimulá-los a levantar ideias de atitudes e comportamentos que podemos realizar no dia-a-dia para diminuir a degradação do planeta e deter a perda de sua biodiversidade.
Junto a propostas como reduzir, reusar, reciclar e divulgar organizações que cuidam de animais abandonados ou espécies em perigo, o projeto acabou gerando, como produto final, um filme em stop motion que foi tomando vida a partir das ideias dos próprios estudantes.
O gatilho inicial foi criar uma história, começando pela construção das personagens e do enredo em sala de aula, além das aulas de Design Thinking. Nós, professores, tivemos apenas um papel de mediadores dos “brainstorms”, para orientá-los no gerenciamento das decisões.
- Conheça os riscos da agenda lotada para crianças
- Estudantes criam intervenção urbana para impactar cidadania
- Criança de 6 anos cria peruca feliz para pacientes com câncer
- Confira 7 passos para criar um ‘caderno de elogios’ para crianças
Os passos seguintes foram desenhar as personagens, gravar a locução e produzir a trilha sonora nas aulas de música –batucando em instrumentos montados por eles, com lixo reciclável.
Por fim, praticaram e evoluíram a habilidade em persistir, movimentando – milimetricamente –os elementos da história e tirando as fotos para o stop motion com seus iPads.
O resultado desse esforço coletivo reflete o incrível olhar das crianças que, de forma simples e genuína, é capaz de contribuir com uma questão tão complexa quanto o futuro da humanidade.
Alunos envolvidos:
ANA LUIZA CASTRO VALERIO DE SOUZA
ANA TERESA COLLETTA ALVES PINTO
DAVI MANGILI ROMÃO
GERALDO MATTAR NETO
JOANA BORNHAUSEN LINDENBERG
JOÃO FERNANDO DE ALMEIDA CARNEIRO SERENA
JOÃO VICTOR ABREU PENNA TORINI
JOSÉ VICTOR D’ AMBROSIO NIGRO
PEDRO ALBERTON GASPAR
ROMEO D’ ANDRÉA BUENO
STELLA PAVIE CIUFFO
YAEL KOGAN
Professores envolvidos:
Carolina Monteiro de Maio (Head Teacher)
Mariana Fernandes (Senior Assistant Teacher)
Danusa Leite (Monitor)
Aldo Alexandre Marigonda (Design Thinking)
Thiago Maranhão (Music)
Por Carolina Monteiro de Maio, da Escola Concept de São Paulo