Cuidado com os brinquedos perigosos no Natal
O Natal está chegando e é difícil imaginar que alguns brinquedos podem causar sérios problemas às crianças. Pesquisamos na internet alguns exemplos atuais, e outros vendidos em outras épocas quando havia pouco controle sobre essa questão:
1 – Minimoto
Esse brinquedo atual deve ser usado com cuidado. Não são incomuns os atropelamentos e arremessos ao frear.
2 – Objetos que crescem na água
Muitas crianças pequenas acabavam engolindo o brinquedo por ser normalmente colorido e pequeno. Mas como no estômago há o suco gástrico (liquido responsável por digerir parte do nosso alimento) os objetos podem crescer dentro do corpo da criança liberando substâncias tóxicas.
- Como reconhecer a deficiência de vitamina K e seus efeitos no corpo?
- Atletas de final de semana: 5 principais fatores que podem levar à artrose do joelho
- Carnes processadas elevam risco de hipertensão, mostra estudo brasileiro
- Ombro congelado e diabetes: como a doença afeta sua articulação
3 – Laboratório de energia atômica
Esse brinquedo antigo é por muitos considerado como o mais perigoso do mundo pelo fato de incluir quatro amostras de materiais atômicos.
4 – Barbie patinadora
Uma boa parte das meninas já teve ou tem uma boneca Barbie. Mas para lucrar mais a empresa passou a lançar modelos exercendo varias diferentes funções. A antiga boneca patinadora soltava faíscas, que por sua vez queimaram roupas de crianças.
5 – Boias infláveis
Esses objetos todos nós provavelmente já usamos, por não sabermos nadar. Porém houve casos que ofereciam produtos de péssima qualidade que podiam facilmente furar e afundar. É bom verificar sempre se há o selo do Inmetro, que mede a segurança do brinquedo.
Por João Lucca Bezerra Silva Viana, Tiago Carlo Viana Tantini e Rodrigo Gonçalves Sturaro, da Escola Concept de Salvador (BA)