Da Alemanha, rei governa povo africano via computador

Foto Mirka Laura Severa/Divulgação

Dono de uma oficina mecânica em Ludwigshafen, ao sul de Frankfurt, Céphas Bansah, o rei Bansah, tem uma rotina insólita aos 66 anos: administra pessoalmente seu negócio e governa via computador o povo de Gbi, no distrito de Gana.

Através de e-mails e Skype, o rei se comunica com a tribo para resolver conflitos, mediando entre vivos e antepassados, sentado num trono colocado em sua sala.

Periodicamente, Bansah, segundo seu site oficial, visita seu reinado pessoalmente e leva projetos de infraestrutura que busca diretamente com o governo alemão.

A tribo convive através de ajuda mútua, preservando itens como água e terra. As famílias vivem juntas em casas de barro simples, onde homens e mulheres praticam a poligamia.

Coroado em 1987, depois que seu avô morreu, Bansah foi escolhido em detrimento do irmão mais velho e do pai, porque ambos são canhotos, atributo que seu povo acredita ser indicativo de desonestidade.

Por QSocial

*Este texto faz parte do projeto Geração Experiência, que tem como objetivo mostrar histórias de pessoas com mais de 60 anos que são inspiração para outras de qualquer idade.