Deficientes ganham mais acesso à praia em Porto de Galinhas

As praias de Porto de Galinhas também são um convite às pessoas com deficiência física ou mobilidade reduzida. O quinto destino mais procurado por turistas no Brasil investiu em infraestrutura e agora está ainda mais apto a recepcionar usuários com deficiência por meio da chegada de novos equipamentos que garantem acesso ao banho de mar.

Foram entregues quatro novas cadeiras anfíbias e duas esteiras de acesso ao mar em uma iniciativa que reforça o projeto Praia Sem Barreiras, lançado pela Secretaria de Turismo do Estado e a Empresa de Turismo de Pernambuco (Empetur), em parceria com a Prefeitura de Ipojuca. O projeto, que integra o programa Turismo Acessível, oferece passeios com jangadas adaptadas, banhos de mar e mergulhos acompanhados por profissionais qualificados.

“Queremos que as belezas naturais de Porto de Galinhas sejam admiradas e aproveitadas por todos. É uma grande honra e satisfação poder participar e contribuir com esse belo projeto de acessibilidade”, comenta Otaviano Maroja, presidente do conselho do Porto de Galinhas Convention & Visitors Bureau. De janeiro a março deste ano, 301 pessoas com deficiência passaram pelo projeto Praia Sem Barreiras. Em dois anos, o balneário já recebeu mais de mil usuários.

Na tradicional vila de pescadores, já existem estabelecimentos equipados –e outros em adequação– para proporcionar ainda mais comodidade e integração a esse público. Na praça próxima ao acesso às piscinas naturais, há corrimões e rampas adaptadas para a mobilidade de deficientes físicos até a água.

As novas cadeiras anfíbias foram confeccionadas na França. Totalmente adequadas para os adultos, elas contam com boias nos apoios dos braços e mãos e melhoram a estabilidade na água.