Dentistas brasileiros criam evento para debater empatia na saúde

23/09/2016 00:00 / Atualizado em 02/05/2019 20:03

Alunos de medicina da Unicamp (Universidade Estadual de Campinas) já têm um curso para aumentar a empatia com pacientes. Agora é a vez de dentistas aderirem.

A ONG Turma do Bem vai realizar um encontro de formados e formandos em odontologia para discutir a importância de entender o que a outra pessoa está passando.

“Queremos debater como se colocar no lugar do outro pode transformar o mundo”, afirma o presidente voluntário da Turma do Bem, Fabio Bibancos.

Dentistas voluntários da Turma do Bem reunidos em evento
Dentistas voluntários da Turma do Bem reunidos em evento

Durante quatro dias, de 1º a 4 de novembro, dentistas do Brasil e do exterior, entre outros interessados, poderão acompanhar discussões que giram em torno da empatia.

O local? O Palace Casino, hotel histórico de Poços de Caldas (MG).

Para começar o evento, batizado de Sorriso do Bem, o criador do curso sobre empatia na Faculdade de Medicina da Unicamp, Marco Antonio de Carvalho Filho, falará sobre “Empatia na Saúde”.

A medicina, disse ele em entrevista à revista Época, “se aproximou da doença e se afastou do doente”. E completou: “O aluno tem que estudar tanto que se esquece da dimensão humana do paciente”.

O historiador Leandro Karnal, também professor da Unicamp, abordará “Empatia, a Ética no Cotidiano”. Já o escritor português Valter Hugo Mãe falará sobre “A Importância da Afabilidade”.

O Sorriso do Bem ainda tem reservadas festas, apresentação dos projetos da Turma do Bem e bate-papo com beneficiários da ONG, que já atendeu 64 mil crianças e jovens de baixa renda com graves problemas bucais e mulheres vítimas de violência.

A organização reúne, hoje, 16 mil dentistas e é conhecida como a maior rede de voluntariado especializado do mundo. Além de Brasil, a TdB está presente em outros 13 países, como México, Argentina, Peru, Colômbia e Portugal.

“A organização nasceu da empatia, de olhar para o outro e ver o que se pode fazer”, destaca Bibancos.

https://www.youtube.com/watch?time_continue=63&v=LJKL66SAVdc

Podem se inscrever no evento tanto voluntários quanto não voluntários da Turma do Bem. O preço é de R$ 995 e pode ser dividido em seis parcelas de R$ 165. São 400 vagas. O patrocínio do Sorriso do Bem é da Oral-B.

Mais informações podem ser obtidas pelos telefones (11) 5084-7276 e 4003-9848 ou pelo e-mail [email protected].

Por QSocial