Desafio de Impacto Social: conheça o aplicativo Themis

O Google Impact Challenge Brazil, ou Desafio de Impacto Social, é uma iniciativa desenvolvida pelo Google para fortalecer as ONGs brasileiras e fomentar o uso criativo da tecnologia para promover impacto social, mudando o país para melhor.

A última edição ocorreu em 2016. Dez finalistas apresentaram seus projetos aos juízes em 14 de junho do ano passado. Foram quatro vencedores e cada um recebeu um prêmio de R$ 1,5 milhão.

ONGs vencedoras do Desafio de Impacto Social comemoram prêmio com jurados

Um quinto projeto foi escolhido pelo voto popular e ganhou a mesma quantia. Os outros cinco finalistas receberam prêmios de R$ 650 mil cada um para realizar suas propostas.

Foram mais de mil inscritos por todo o Brasil. Os dez finalistas foram selecionados pelos critérios impacto na comunidade, tecnologia, viabilidade e escalabilidade, sendo dois deles de cada região brasileira.

O júri foi formado por Regina Casé (atriz e apresentadora), Marta Vieira da Silva (jogadora de futebol e embaixadora da ONU), Almir Naraymoga Suruí (líder do povo indígena Paiter Suruí), Adriana Varejão (artista plástica), Denis Mizne (CEO da Fundação Lemann) e Jacquelline Fuller (diretora do Google.Org).

Nesta série, o Quem Inova apresenta detalhes dos finalistas e o que cada um propõe para fazer do Brasil um país melhor:

Finalista

Aplicativo Themis

Aplicativo Themis

A entidade Themis (Gênero, Justiça e Direitos Humanos) propôs um app que fornece conhecimento e ferramentas para que trabalhadoras domésticas do Brasil lutem por seus direitos.

A meta do aplicativo é ajudar domésticas brasileiras que trabalham sem carteira de trabalho assinada.

A ferramenta explica seus direitos, proporciona uma calculadora de salário e conecta as trabalhadoras umas às outras.

O projeto visa a atingir mais de 50% de todas as trabalhadoras domésticas brasileiras até o fim de 2019.