Desafio de Impacto Social: conheça o app Como Vai Você?
O Google Impact Challenge Brazil, ou Desafio de Impacto Social, é uma iniciativa desenvolvida pelo Google para fortalecer as ONGs brasileiras e fomentar o uso criativo da tecnologia para promover impacto social, mudando o país para melhor.
A última edição ocorreu em 2016. Dez finalistas apresentaram seus projetos aos juízes em 14 de junho do ano passado. Foram quatro vencedores e cada um recebeu um prêmio de R$ 1,5 milhão.
Um quinto projeto foi escolhido pelo voto popular e ganhou a mesma quantia. Os outros cinco finalistas receberam prêmios de R$ 650 mil cada um para realizar suas propostas.
- Governo vai cortar Bolsa Família? Veja como checar se você segue no programa
- 5 formas de viajar com hospedagem barata; confira passo a passo
- Conheça 70 sites que oferecem cursos gratuitos com certificado
- PIS/Pasep 2024: descubra quando e quanto você vai receber
Foram mais de mil inscritos por todo o Brasil. Os dez finalistas foram selecionados pelos critérios impacto na comunidade, tecnologia, viabilidade e escalabilidade, sendo dois deles de cada região brasileira.
O júri foi formado por Regina Casé (atriz e apresentadora), Marta Vieira da Silva (jogadora de futebol e embaixadora da ONU), Almir Naraymoga Suruí (líder do povo indígena Paiter Suruí), Adriana Varejão (artista plástica), Denis Mizne (CEO da Fundação Lemann) e Jacquelline Fuller (diretora do Google.Org).
Nesta série, o Quem Inova apresenta detalhes dos finalistas e o que cada um propõe para fazer do Brasil um país melhor:
Finalista
Aplicativo Como Vai Você?
O aplicativo Como Vai Você?, elaborado pelo Centro de Valorização da Vida (CVV), pode tornar mais acessível o apoio emocional a pessoas em momentos difíceis.
O CVV presta apoio emocional e atua na prevenção do suicídio, atendendo pessoas em situação de risco. A entidade é formada por uma rede com mais de 2.000 voluntários que respondem a pedidos de ajuda 24 por dia, totalizando 1 milhão de atendimentos por ano.
O prêmio será investido no desenvolvimento de um aplicativo para facilitar a conexão entre voluntários e pessoas que precisam de ajuda. Assim, será possível duplicar o número de atendimentos em dois anos.