Desafio de Impacto Social: conheça o projeto AeTrapp
O Google Impact Challenge Brazil, ou Desafio de Impacto Social, é uma iniciativa desenvolvida pelo Google para fortalecer as ONGs brasileiras e fomentar o uso criativo da tecnologia para promover impacto social, mudando o país para melhor.
A última edição ocorreu em 2016. Dez finalistas apresentaram seus projetos aos juízes em 14 de junho do ano passado. Foram quatro vencedores e cada um recebeu um prêmio de R$ 1,5 milhão.
Um quinto projeto foi escolhido pelo voto popular e ganhou a mesma quantia. Os outros cinco finalistas receberam prêmios de R$ 650 mil cada um para realizar suas propostas.
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Foram mais de mil inscritos por todo o Brasil. Os dez finalistas foram selecionados pelos critérios impacto na comunidade, tecnologia, viabilidade e escalabilidade, sendo dois deles de cada região brasileira.
O júri foi formado por Regina Casé (atriz e apresentadora), Marta Vieira da Silva (jogadora de futebol e embaixadora da ONU), Almir Naraymoga Suruí (líder do povo indígena Paiter Suruí), Adriana Varejão (artista plástica), Denis Mizne (CEO da Fundação Lemann) e Jacquelline Fuller (diretora do Google.Org).
Nesta série, o Quem Inova apresenta detalhes dos finalistas e o que cada um propõe para fazer do Brasil um país melhor:
Finalista
WWF-Brasil – AeTrapp
A organização WWF-Brasil idealizou um rastreamento coletivo para impedir a propagação de doenças como zika, dengue e chikungunya.
A proposta é investir em uma armadilha de baixo custo e um aplicativo para smartphones chamado AeTrapp para o monitoramento comunitário de dados.
O prêmio visa à implementação do projeto piloto na Amazônia, inicialmente em 10 comunidades, se estendendo para todo o país.
Segundo dados da ONG, foram registrados 1,6 milhão de casos de dengue no Brasil em 2015, mas apenas cerca de 30% dos municípios brasileiros monitoravam as populações de mosquitos Aedes aegypti, transmissores das doenças.