Desafio premia formas criativas de reaproveitar roupas e uniforme

28/11/2016 00:00 / Atualizado em 07/05/2020 04:29

Resíduos têxteis doados para artesãs da Rede Asta[/img]

Para mudar esse cenário, a Rede Asta –negócio social que comercializa acessórios, itens de moda e decoração em um modelo de comércio justo –e o Istituto Europeo di Design vão premiar cinco iniciativas que apresentem formas criativas de reaproveitar roupas e uniformes.

O 1º Desafio IED & Rede Asta Upcycling Têxtil: Design e Tecnologia está com inscrições abertas até o dia 2 de dezembro nas categorias Novos Produtos e Novas Tecnologias. O resultado da primeira seleção sai no dia 16 de janeiro de 2017, e o final será divulgado no dia 24 de janeiro.

O objetivo é identificar novos produtos para o mercado de brindes corporativos, além de formas caseiras, engenhosas e baratas que transformem esses resíduos em matéria-prima para produção de outros produtos, afirma Alice Freitas, sócia da Rede Asta. “É preciso criar novas formas criativas de reaproveitar resíduos têxteis ajudando a circularizar a indústria têxtil com novas soluções.”

Podem participar artesãs, estudantes e profissionais de administração, design, engenharia, moda e química, entre outros, desde que tenham afinidade com o objetivo do desafio. Os inscritos serão convidados a participar de um workshop de Upcycling com Gabriela Mazepa, da Re-Roupa.

A produção das peças vencedoras no desafio vai gerar renda e conhecimento para grupos produtivos de artesãs localizados em regiões de baixa renda já apoiados pela Rede Asta. Os vencedores serão convidados a treinar os grupos de artesãs para que elas possam passar a usar suas tecnologias e produzir as peças que criaram.

Os prêmios serão: 5% de royalties sobre o valor dos pedidos fechados pela Rede Asta para clientes corporativos, durante dois anos; venda dos produtos no e-commerce da marca de moda ALHMA, de André Carvalhal, a ser lançada em março/2017; desenvolvimento do maquinário e produção de peças com grupos comunitários; assinatura nos tags dos produtos; reconhecimento nos sites de ambos os organizadores; divulgação na imprensa e co-assinatura dos produtos ou tecnologia.

Por QSocial