Desafio propõe duas semanas de mudança radical na dieta

Você que come carne todos os dias, ou quase todos os dias, já pensou em passar 14 dias sem ingerir nenhum alimento que tenha ingredientes de origem animal? Para que entenda melhor: nenhum alimento que contenha carne de boi, frango, peixe ou de qualquer outro animal, nem ovo e nem leite ou derivados lácteos. Parece impossível? Pois o grupo da Sociedade Vegetariana Brasileira (SVB) do Recife faz o chamado.

“O ‘Desafio Animal’ é uma oportunidade única para conhecer e experimentar o veganismo, um movimento que está mudando a forma como pensamos, nos alimentamos e nos relacionamos com os animais e com nós mesmos”, diz Júlio Neto, organizador do programa.

A ação que foi lançada no dia 4 de dezembro, e que teve início no dia 8, é organizada via internet pelas redes sociais. “Também teremos algumas atividades presenciais e outras que os próprios participantes irão organizar, como um happy hour com os amigos. Serão dias que mudarão sua vida”, conta.

Os que aceitaram viver essa experiência terão interação com médicos especializados em nutrição vegetariana, ativistas, culinaristas entre outros convidados dispostos a ajudar a despertar novas experiências gastronômicas e um outro olhar para a causa da proteção aos animais.

“Foram 50 inscritos só nessa primeira edição e a próxima será no próximo trimestre, sem data definida”, avisa Neto.

O ativista afirma que a inspiração para fazer esse projeto veio após assistir o documentário Vegucated. “Fizemos adaptações, como ser em um espaço virtual, com menor tempo de duração e um acompanhamento mais intensivo”.