Escolar pública de SP ensina alunos a estar ‘de bem com a vida’
A adoção de hábitos saudáveis para melhorar a saúde física e psicológica dos estudantes é uma das lições ensinadas em uma escola pública de São Paulo, dentro de uma disciplina eletiva que ajuda a estar “de bem com a vida”.
A ideia da criação da disciplina “De Bem com a Vida” –dirigida especialmente a alunos que se interessam pela área da saúde– foi da direção e dos professores da escola estadual Professora Dulce Ferreira Boarin, que fica na Vila Santa Maria, na zona norte da capital paulista.
“Faz parte da educação cultivar os hábitos saudáveis da manutenção do corpo, pois isso favorece o processo de aprendizagem”, explica Diego de Oliveira, professor orientador do colégio. “Com isso, trabalhamos a alimentação e a atividade física com o rumo que eles querem tomar profissionalmente.”
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Multidisciplinaridade
Estão relacionados à eletiva conteúdos de ciências, matemática e educação física. A disciplina é dividida em quatro pilares: aprender a ser, a conhecer, a conviver e a fazer. A duração é de um semestre e a avaliação dos alunos se dá de forma contínua, conforme as diversas atividades propostas.
As aulas ensinam saúde individual, coletiva e pública; alimentação saudável; fatores ambientais que afetam a saúde (como poluição, radiação e drogas); doenças sexualmente transmissíveis, gravidez e métodos contraceptivos; prática de atividade física e exercícios voltados à promoção da saúde; e procedimentos básicos de primeiros-socorros.
“Eu percebo que a própria postura dos alunos diante de si mesmos mudou”, diz Oliveira. “O interesse na prática de atividades físicas aumentou. Alguns alunos desenvolveram hábitos de higiene com maior frequência, como o simples ato de escovar sempre os dentes após o almoço.”
Além disso, o professor aponta que os alunos despertaram para a questão da multidisciplinaridade –por exemplo, como a matemática tem a ver com a educação física. “O aluno chega para a gente com a ideia de que as disciplinas são isoladas, e as eletivas conseguem quebrar isso, conseguem mostrar que existe a relação de um campo do conhecimento com o outro.”
Com informações da Secretaria da Educação do Estado de São Paulo