Dispositivo ajuda a combater Alzheimer reproduzindo músicas
Segundo a OMS (Organização Mundial da Saúde), mais de 35 milhões de pessoas no mundo sofrem de Alzheimer. Com o intuito de ajudar essas pessoas, um grupo de estudantes do Sweden’s Umea Institute of Design, na Suécia, criou o Remind, um dispositivo semelhante a um MP3 que reproduz músicas para trazer à tona memórias variadas.
O aparelho tem forma triangular, alto-falante externo, botão de energia e volume e, para programá-lo, é necessário usar um aplicativo em um dispositivo móvel. Desse modo, quando você se comunica com alguém que tem Alzheimer e a pessoa não se lembrar de algo, basta enviar uma música específica que a ajude a recordar de algum momento passado.
- Novo exame detecta Alzheimer em 10 minutos
- 4 sinais de Alzheimer que podem surgir já aos 50 anos; saiba detectar
- Estudo mostra comportamento que pode indicar Alzheimer
- 10 sintomas iniciais de Alzheimer e Demência para ficar atento
O principal intuito do Remind é usar a música para ativar a memória de fatos importantes da vida dos pacientes. Por serem ligadas ao emocional, as canções podem ajudar as pessoas a se reconectar com o mundo ao redor e também a reduzir seus níveis de estresse.
Além disso, o aparelho tem a função de diminuir o volume automaticamente quando o parente ou amigo quiser se comunicar com o paciente. Quando a pessoa estiver sozinha e precisar recordar alguma fase de sua vida, é possível ouvir uma lista de reprodução com músicas relacionadas.
Veja mais imagens e assista ao vídeo:
Via Fast Company