Dispositivo alerta quando diabético não toma insulina

Diabéticos com a doença do tipo 1 devem ter uma rotina cuidadosa para administrar as doses de insulina ao longo do dia. Monitorar o nível do remédio no dia a dia pode ser estressante para muitas pessoas. E isso pode ser difícil para crianças e idosos que, muitas vezes, dependem de cuidadores para monitorar o nível de saúde.

Neste sentido, o dispositivo inteligente Insulin Angel, projetado por uma equipe de diabéticos, visa tornar tudo isso mais fácil. Atualmente recolhendo fundos no site de financiamento coletivo Indiegogo, o pequeno recipiente de plástico se conecta com um aplicativo no smartphone e controla a temperatura do medicamento. A ferramenta notifica o usuário quando o medicamento atinge uma temperatura crítica dentro da geladeira, caso o usuário tenha esquecido de injetá-la.

Caso o usuário seja dependente de um cuidador para manter o controle da insulina, o dispositivo pode ser programado para enviar notificações. A ideia é que a tecnologia possa ajudar a resolver questões de saúde pública.

A tecnologia opera dentro da geladeira, lugar em que a medicação é armazenada. Se houver uma queda de energia ou mau funcionamento no eletrodoméstico, o dispositivo registra a condição da medicação armazenada.

Em uma escala maior, a Insulin Angel poderia salvar o dinheiro desperdiçado de hospitais com a compra de medicamentos desperdiçados.

 Instituto cria dispositivo que permite diagnóstico pré-diabetes tipo 2 [/leiamais]