Dispositivo de música para surdos dá prêmio a garoto de 14 anos
O Quem Inova apresenta, diariamente, o talento de crianças e adolescentes que conceberam as invenções mais interessantes, úteis e curiosas pelo mundo. Jonah Kohn, por exemplo, tinha 14 anos quando inventou um dispositivo de música para ajudar os deficientes auditivos.
A Good Vibrations (do inglês, Boas Vibrações) é uma ferramenta que permite que pessoas surdas ouçam sons e músicas por meio de vibrações.
“Esse experimento foi concebido porque aprendi que, ao colocar os dentes no violão, eu podia ouvi-lo independentemente do ruído”, explicou o menino. “Esse efeito, condução óssea, levou-me a estudar o som tátil. Eu concebi e fiz um dispositivo que filtra o som em faixas de frequência aplicadas a diferentes partes do corpo.”
- Descubra como aumentar o colesterol bom e proteger seu coração
- Entenda os sintomas da pressão alta e evite problemas cardíacos
- USP abre vagas em 16 cursos gratuitos de ‘intercâmbio’
- Psoríase: estudo revela novo possível fator causal da doença de pele
Segundo o estudante, todos os deficientes auditivos que se submeteram a um teste apresentaram grande melhora ao ouvir música, com os melhores resultados em quatro usuários abaixo de 55 anos, com média de 93,5% de aumento ao longo da avaliação. “Mesmo os cinco usuários com menos de 65 anos apresentaram um ganho de 35%”, disse Kohn.
https://www.youtube.com/watch?v=S7nPpnkPDb4
O projeto de Kohn ganhou o prêmio principal na Google Science Fair de 2012 –evento em que 15 finalistas mundiais de 13 a 18 anos criam seus projetos na sede da gigante da tecnologia, na Califórnia, para que juízes e o público em geral vejam. Para saber mais sobre o projeto Good Vibrations de Jonah Kohn, clique aqui.
Com informações do Mashable