Dispositivo ligado a celular é capaz de detectar vírus HIV

Um grupo de pesquisadores da Universidade de Columbia, nos EUA, desenvolveu um dispositivo que é capaz de diagnosticar simultaneamente a presença do vírus HIV e da bactéria causadora da sífilis a partir de uma picada no dedo.

Em apenas 15 minutos, o acessório, que conectado a um smartphone, replica funções semelhantes às de um teste de sangue de laboratório.

Foto: Divulgação/Tassaneewan Laksanasopin/Universidade de Columbia

De acordo com o jornal “O Globo”, o equipamento realiza um método conhecido como ensaio imunossorvente ligado por enzimas (Elisa), que permite a detecção de anticorpos específicos. No dispositivo desenvolvido pelos pesquisadores americanos, esses  anticorpos seriam anti-HIV e dois que combatem a evolução da sífilis.

Segundo Samuel Sia, chefe da pesquisa e professor de Engenharia Biomédica de Columbia, o equipamento poderia fazer o número de mortes relacionadas à sífilis cair a 10% do atual.

O professor estima que o desenvolvimento do acessório custará US$ 34, valor inferior aos US$ 18.450 necessários para a fabricação de um equipamento de laboratório.

Via “O Globo”