Dispositivo para descarga promete economizar até 60% de água

A grave crise hídrica que atinge os Estados do Sudeste, em especial São Paulo, tem feito empresas e inventores a desenvolverem métodos para economizar água.

mostramos aqui aplicativos, sistemas para captar água da chuva e pequenos objetos que chegam a gerar uma economia de até 50% na conta no fim do mês.

O protético paulistano Gerson Luiz Maezano, 55 anos, é um desses inventores preocupados com o desperdício de água.  Ele desenvolveu um produto de baixo custo, batizado de Acqualógico, para descargas com caixa acoplada que pode proporcionar uma economia de até 60% por acionamento.

O Acqualógico, dispositivo que pode proporcionar uma economia de até 60% por acionamento

Uma residência com duas pessoas consome, no mínimo, 54 litros de água com três idas diárias ao banheiro –para resíduos líquidos e sólidos. Com o produto, que foi patenteado em 2010, Gerson garante uma economia de 24 litros por dia –720 litros mês.

“Como vou muito ao banheiro e aquele volume todo de água tratada ia embora sem necessidade eu achava um desperdício. Então eu ficava controlando o acionador bem devagar para ver se não levantava o obturador para liberar todo volume de água (as vezes conseguia)”.

Foi onde surgiu a ideia de criar um botão que libera dois volumes de água sem a necessidade de se trocar todo o sistema interno da caixa acoplada de descarga, tornando assim um produto acessível. Para isto basta selecionar o tipo de resíduo –líquido (1) ou sólido (2).

Segundo Gerson, que é dono de uma farmácia de manipulação em São Paulo, a substituição da peça é tão simples como trocar uma lâmpada.

Além do preço –R$ 15, a diferença entre o modelo desenvolvido pelo protético e os similares que existem no mercado é que ele é universal. Informações de como comprar o produto podem ser obtidas pelo e-mail: gmaezano@uol.com.br