Dispositivo promete levar internet a regiões remotas

Assim como ter um celular, a internet é um recurso essencial na vida de muitas pessoas. No entanto, dois terços da população mundial ainda não tem qualquer tipo de acesso à web. Como solução, a empresa norte-americana Outernet criou o Outernet Lantern, um dispositivo portátil que funciona com energia solar em qualquer localidade do mundo a partir de um sistema de recebimento de dados, inclusive em regiões em que não tem acesso à internet.

A tecnologia é capaz de transmitir até 1GB de dados –notícias, vídeos, músicas, conteúdo educacional– todos os dias a partir de um satélite. O sistema é um bastão portátil, revestido com painéis solares para que ele possa ficar carregado sem estar necessariamente conectado a uma tomada. Aqueles com um laptop ou smartphone, podem ligar o wi-fi para acessar, anonimamente, os dados que recebem.

O dispositivo funciona como um rádio, em que o dispositivo que apenas recebe informações selecionadas pela Outernet. No entanto, os usuários podem entrar em contato com a empresa para solicitar os dados.

O Outernet Lantern pode ser adquirido ‘gratuitamente’ para aqueles que doarem US$ 99 (R$ 247) na campanha Indiegogo da empresa.