Dorinha, da Turma da Mônica, vai promover a inclusão de cegos
Uma das primeiras personagens com deficiência a integrar a Turma da Mônica, Dorinha será a garota propaganda de um projeto que busca a inclusão de pessoas com deficiência visual, uma parceria entre o Instituto Mauricio de Sousa e a Fundação Dorina Nowill para Cegos.
Inspirada em Dorina de Gouvêa Nowill (1919-2010), fundadora da instituição que há 70 anos produz e distribui gratuitamente livros em braille para pessoas, escolas, bibliotecas e organizações de todo o Brasil, Dorinha terá sua imagem estampada em produtos acessíveis, como reglete (instrumento que auxilia na escrita) e bengala, e conteúdos educacionais, como cartilhas e gibis.
“Vamos pensar em produtos diversos, para todos os públicos e que possam ampliar a presença de uma personagem que pode mudar a consciência e aumentar o conhecimento sobre a deficiência visual desde a infância”, afirma Ika Fleury, presidente do conselho da fundação.
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Segundo dados do IBGE de 2010, no Brasil, das mais de 6,5 milhões de pessoas com alguma deficiência visual, 528.624 são incapazes de enxergar (cegos) e 6.056.654 têm baixa visão ou visão subnormal (grande e permanente dificuldade de enxergar). Outras 29 milhões de pessoas declararam possuir alguma dificuldade permanente de enxergar, ainda que usando óculos ou lentes.
No lançamento do projeto, nesta quinta-feira (19), haverá uma sessão especial de Cine Gibi 8, com audiodescrição, “recurso muito importante para que as pessoas com deficiência visual tenham acesso a imagens do filme e que acaba sendo uma forma bem interessante de as crianças poderem aproveitar as historinhas com inclusão e acessibilidade”, avalia Ilka.
Por QSocial