Economista ajuda empreendedores a empreender em rede

“Empreender é movimentar-se, colocar em execução, ir do ponto A ao ponto B, realizar”. Para Oswaldo Oliveira, toda organização é uma rede e toda rede é uma organização. O economista, pioneiro em temas como rede colaborativa, lançou o EMpREenDErSE, um conjunto de atividades criadas para desenvolver a capacidade de empreender-se em rede.

“Esse é um processo de aprendizagem que tem como objetivo instrumentalizar pessoas e organizações para que, com a própria essência, consigam atender as necessidades da rede, do todo conectado, com sustentabilidade financeira.”

Para Oliveira, que também é um dos principais netweavers (agitadores) do Laboriosa 89, como todas as iniciativas empresariais estão dentro no todo conectado, todas as empresas funcionam em rede. “O que acontece é que muitas vezes não percebem que, independentemente de seu tamanho, sempre estão contidas em algo maior do que elas. Às vezes se envolvem na errônea percepção de que contém o todo e aí é que se perdem”, diz. “Mas isso não é uma questão organizacional. É só, o que não é pouco, uma questão de percepção.”

Em sua primeira edição o EMpREenDErSE já conta com 70 pessoas do Brasil e do exterior, entre 25 a 70 anos, que se conectam com Oliveira pela internet para trabalhar os quatro pilares do processo: desenvolver a capacidade de identificar a própria essência, desenvolver a capacidade de identificar a necessidade da rede, aprender a ser identificado pela rede e aprender a ser remunerado pela rede.

“Costumo brincar com as pessoas e dizer que é ‘igual ônibus circular’. Você pode subir nele em qualquer ponto e, se quiser, também vai dar a volta inteira”, diz Oliveira. “O principal desafio é o autoconhecimento. Mas pode-se dizer que empreendendo em rede o trabalho, o aprendizado e a diversão viram a mesma coisa.”