Eduardo Kobra finaliza mural na Índia com figura de Gandhi
O muralista brasileiro Eduardo Kobra entregou no dia 27 de outubro seu primeiro mural na Índia. Com 30 metros de altura e 14 metros de largura, o mural “Gandhi – Todos Somos Iguais” integra “Olhares da Paz”, um projeto do artista.
O trabalho foi realizado na fachada da estação Churchgate, uma das mais movimentadas da cidade de Mumbai. Na obra, Gandhi aparece descendo de um trem, em uma releitura da foto feita pelo indiano Kulwant Roy em 1940.
Kobra iniciou o mural em 19 de outubro, acompanhado por Agnaldo Brito e Marcos Rafael, artistas do Studio Kobra.
- Kobra lança novo mural em São Paulo; saiba onde fica
- Kobra faz mural em homenagem a Louis Armstrong em New Orleans
- Kobra explica conexão com Mônaco, onde inaugurou street art
- Mônaco ganha mural do brasileiro Eduardo Kobra
O projeto “Olhares da Paz” já destacou personalidades como Nelson Mandela, Martin Luther King, Malala Yousafzai, Dalai Lama, Madre Teresa de Calcutá e John Lennon.
“Fiz o trem todo colorido e o Gandhi em preto e branco, para destacar o aspecto da sua humildade”, diz Kobra, que trabalhou sob uma sensação térmica de mais de 40°C.
O convite para realização do trabalho foi feito pela ONG St+art India, responsável por um festival de arte urbana na cidade indiana.
Antes de ir para a Índia, Kobra fez um mural em São Luís, no Maranhão. Com 33,30 metros de comprimento por 10,3 metros de altura, a parede foi transformada em uma prateleira de livros. Nela, há obras de Ferreira Gullar, Graça Aranha, Nauro Machado, Aluísio Azevedo, Bandeira Tribuzi, Josué Montello e Gonçalves Dias, todos maranhenses de São Luís –com exceção de Gonçalves Dias, que nasceu em Caxias, no interior do Estado.