Ela é a 1ª pessoa com Down a competir em concurso de miss nos EUA
A norte-americana Mikayla Holmgren, que tem Down, recebeu duas premiações no concurso Miss Minnesota EUA e disse que quer mostrar um lado diferente da síndrome. Além de ganhar os prêmios “espírito de miss” e “prêmio do diretor”, ela fez história como a primeira mulher com síndrome de Down a competir em um concurso do tipo no país, segundo a Organização Miss Universo.
Ainda com a tiara em seus cabelos loiros perfeitamente cacheados, a jovem de 22 anos disse, no jantar de comemoração: “Eu estava super chocada, estava em lágrimas. Eu fui de um concurso envolvendo necessidades especiais para o maior concurso do mundo. É meio louco”.
“É muito trabalho”, disse ela, rindo. “Apenas olhe para o meu rosto!” Ela garantiu, ainda, que tem um “grande futuro”.
- Ansiedade social: os sinais que podem estar mais próximos do que você imagina
- Entenda como a falta de vitamina A pode afetar drasticamente o seu dia a dia
- O dia em que um jogador pagou uma rodada de cerveja para os torcedores do Borussia Dortmund
- Atividade para fazer todo dia e reduzir o risco de depressão, segundo estudo
Holmgren, que dança desde os 6 anos, diz que adora se apresentar para multidões. “Dançar é uma boa saída para mim. É como eu me expresso”, explicou. “É meu talento e quero mostrar às pessoas o que posso fazer.”
Ela estuda em um programa de aprendizagem e desenvolvimento inclusivo da Universidade de Bethel e planeja se formar em 2018. Mora no campus, estagia no centro de assistência à infância da universidade e é embaixadora de uma ONG.
Após vencer o Minnesota Miss Amazing, um concurso para mulheres com deficiência, em 2015, Holmgren disse que sabia que queria enfrentar um desafio maior. Então, quando recebeu uma carta sobre o Miss Minnesota em abril, ela implorou à sua mãe por dias para deixá-la candidatar-se.
“Espírito de miss”
Quando recebeu o prêmio, em um vestido azul, foi aplaudida de pé.
“Você faz as pessoas sorrir cada vez que conversa, celebra, ri e dança”, disse Denise Wallace Heitkamp, diretora que apresentou a premiação. “Você exala o espírito de Miss EUA sempre sendo fiel consigo mesma e colocando os outros em primeiro lugar. Você tem altruísmo, humildade e a capacidade de superar obstáculos com um sorriso no rosto e emoção no coração.”
Após saber da premiação da jovem, muitas mães de crianças com Down fizeram questão de prestigiar o evento e o momento de consagração de Holmgren.
Leia a reportagem completa no BuzzFeed