Embalagem sustentável conserva frutas e legumes maduros

Nem sempre as frutas e legumes comprados em supermercados são frescas. Principalmente por causa da longa jornada que passam até chegar às prateleiras — colheita, transporte, triagem, amadurecimento artificial, verificação, embalagem e armazenamento. Um dos principais problemas é que, algumas vezes, quando comprado, o alimento pode ter passado do seu prazo ideal para consumo.

Pensando nos consumidores que não podem ter uma horta em casa, uma empresa de design britânica criou o Nurture, uma embalagem que incorpora as raízes vivas de frutas e legumes. A invenção permite que os alimentos cresçam dentro da embalagem e, quando vendidos, estejam ainda em seu processo de amadurecimento.

A embalagem tem a forma de uma tigela feita de material orgânico. É tecida com as raízes de tomates, figos ou cerejas. Ao manter a embalagem úmida, as sementes continuam crescendo durante todo o processo do transporte. O pacote inovador inclui ferramentas extras e equipamentos como pinças e tesouras para a ‘colheita’.

Com os consumidores sempre em busca de produtos mais autêntico –seja orgânico ou frescos– o objetivo da embalagem Nurture é proporcionar que qualquer cidadão compre a sua pequena ‘horta’.